1- O mobileé o futuro.
A mobilidade, diga-se smartphonessmartphones e tablets, veio para mudar o que esta aí. Não haverá espaço que não seja preenchido por estes equipamentos e seu uso pelo público. Consultas, indicações, contatos, solicitações, amostras, premiações, reservas, tudo, até mesmo o não pensado ainda será feito por estes dispositivos. Hotéis que não dispõe de plataformas híbridas e sites amigáveis a celulares e smarts ou mesmo sem centrais de reservas, contatos telefônicos e e-mail em tempo integral estarão incompletos ou carentes de requisitos para atender ao mercado atual. É necessário disponibilizar para o mercado, leia-se clientes de todas as gerações, tudo o que seja possível e acessível usando as ferramentas citadas. Levar ao cliente a mais completa gama de informações, partindo de tipos de suítes, tarifas diversas, localização, cardápios, preços, salas de eventos, amenidades, serviços especiais prestados aos hóspedes, tipos de montagem de salas de eventos, bem como seus serviços de A&B e apoio, serão imperativos. E, mais do que isso, poder sanar qualquer dúvida a respeito de qualquer um destes serviços mencionados instantaneamente será o diferencial. A rapidez e eficiência aliadas à informação de qualidade, fotos, filmes, chats serão as ferramentas de escolha de produtos e serviços pelo público atual e futuro nos serviços hoteleiros. Mobilidade será a plataforma de marketing.
2- Transparência balizará a relação entre marca e cliente.
Nada se esconde no mercado virtual. Tanto os elogios como as reclamações estarão presentes em todos os negócios e prestações de serviços. Para isso é importante estar atento a total transparência das relações de compra, venda de produtos e serviços, pagamentos, bonificações, cancelamentos, etc. Tudo deverá estar bem explicado, detalhado e exemplificado para perfeito entendimento entre hotel x cliente. O hotel deverá ter todos os processos previamente ditados e especificados a cada tipo de situação, deixando claro o que pode ou não acontecer. Segurança, qualidade na informação, transparência em todos os processos serão a base de escolha dos produtos e serviços
3- As bandeiras têm seu público.
A marca e suas bandeiras têm seu público que as reconhecem e apreciam.Estar atento a essa realidade as levará a implantar processos de melhoria continua tanto em produtos como em serviços prestados. Necessário salientar que este mesmo público estará ansioso para conhecer produtos e serviços desta marca em níveis de qualidade e padrão diferentes, suas bandeiras. Uma rede hoteleira dispõe de vários padrões de produtos e serviços que podem ser desconhecidos de clientes de seu próprio mercado. Traçar estratégias para apresentação destas novas bandeiras ao cliente com novas experiências com a marca e seus produtos diferenciados será fundamental para fidelizá-lo, evitando que ele escolha com outras marcas.
4- As boas marcas produzirão produtos, não serviços.
É a realidade. Grandes redes gastam milhões em marketing em todos os canais possíveis para mostrar, reafirmar e massificar marcas e não produtos de qualidade. O que vemos atualmente é uma série de produtos semelhantes, com nomes bonitos e exatamente iguais a muitos no mercado. Infelizmente se gabam em dizer que têm serviços básicos, não oferecem comodidades e não atendem a mais importante expectativa dos clientes: “uma experiência inesquecível”. Reformular este conceito é a nova meta. Deixar para trás esta visão retrógrada será o caminho do novo gestor. Mostrar que além de um rótulo existe uma experiência de hospedagem e conforto inesquecível irá gerar um cliente fiel e satisfeito.