Equipotel 2016

A feira e o encontro da hotelaria do Brasil.

Vou a  Equipotel a mais de 20 anos, desde de que descobri em meados nos anos 90 que existia uma feira onde encontrávamos produtos para restaurantes . Desde então tem sido meu destino em busca de novos produtos, novos serviços e as inúmeras parcerias.

A feira mostra ao mercado hoteleiro o que existe de mais moderno e usual no momento. Digo isso me referindo a equipamentos, maquinas, enxoval, cozinhas, sistemas de gestão e tudo mais. Sem sombra de dúvida  a feira permite a uma pessoa montar um hotel de qualquer porte com que se encontra lá . Fornecedores também de diversos equipamentos para cozinhas e restaurantes complementam o nicho de gastronomia.

Nos anos 90 a feira tinha até fornecedores de insumos para restaurantes como vinhos, bebidas e produtos importados . Com a abertura dos mercados no meio dos anos 90 os produtos e insumos migraram para outras feiras como FISPAL deixando a Equipotel exclusivamente para o setor hoteleiro.

Em matéria de produtos e equipamentos a Equipotel tem hoje um leque completo abrangente de fornecedores de todos os segmentos. Desde enxoval a movelaria de sistemas de PMS ( gestão hoteleira ) a iluminação e segurança. Inúmeros representantes dos mais variados produtos nas mais variadas regiões.

Mas em nosso visão existe uma carência de um item extremamente importante . RH, o recurso humano. Ai citamos desde a contratação de profissionais ao treinamento destas pessoas. Quando fala em carência de recursos humanos abrangemos também para empresas de gestão hoteleira, haja visto que mais de 80% dos hotéis no Brasil são de empresários com gestão familiar. E sim uma falha, pois sem duvida um dos grandes gargalos de nosso turismo e a gestão de pessoas. Digo isso por experiencia em diversos estados e hotéis no Brasil.

E necessário o governo investir mais em ações visando mostrar a importância de se ter uma mão de obra capacitada e profissional. E importante mostrar que equipamentos e utensílios são usados e geridos por pessoas. Não importa se o colchão e o melhor e mais caro do mercado, não importa se a cozinha e a mais bem montada possível. Tudo, tem e deve ser gerido por pessoas, elas interagem com hóspedes clientes e mercado e se não forem bem treinadas e bem preparadas, com plena certeza farão do equipamento uma ferramenta para mal atendimento.

Estamos vivendo novos tempos onde serviços e produtos ruins não conseguem mais serem escondidos .O mercado mostra os erros, problemas, falhas e desgostos dos clientes.

espero que a Equipotel consiga no futuro mostrar e oferecer isso aos visitantes. Mais stands de serviços como empresas de treinamento, padronização e serviços de avaliação hoteleira.

 

Sobre marco tulio quina queiroz

Profissional da hotelaria com mais de 18 anos de atuação em hotéis , resorts,de categorias 3,4,e 5 estrelas gerenciando e implantando procedimentos, treinamentos e padronizações de qualidade e eficiência operacional.Formado em hotelaria e turismo e administração de empresas com enfase em empreendedorismo e gestão de custos.Hobbys , motos, aviões, barcos, vinhos, whiskys, viagens, gastronomia e viagens pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *