Classificação Hoteleira – O diferencial do momento

Recentemente li em uma revista de hotelaria uma matéria descrevendo o cenário na hotelaria dos estados unidos nos últimos 25 anos. Fato  e que ele cita em um estudo por ele realizado, que em 1990, existiam aproximadamente 80 bandeiras ( produtos hoteleiros) nos Estados Unidos. Completando seu estudo, ele cita que hoje existem mais de 300 “bandeiras”.

Cita também que os hospedes estão começando a levantar suspeitas e mesmo a questionar duramente esta varição de produtos ou bandeiras. Como e possível existir de forma honesta 300 modelos de hotéis? Bem a verdade seja dita, não existe . O que vemos hoje e isso posso afirmar categoricamente e uma profusão de ” MODELOS ” de hospedagem com nomes e marcas bem elaboradas.

Cito uma em especial , que recentemente começou a operar um hotel que antes usava uma bandeira de 3 estrelas. Repentinamente ao assumir a gestão do hotel, classificou este empreendimento em padrão 4 estrelas com sua bandeira Blue.

Vi isso também a alguns anos atras quando uma rede hoteleira encerou a gestão de uma marca no Brasil e reclassificou os hotéis com sua bandeira antiga em novos hotéis 4 estrelas????????? Não sei o modelo de padrão usado e adotado para isso , mas com plena certeza , usando o padrão estabelecido pelo ministério do turismo com a nova matriz de classificação hoteleira , estes hotéis não seriam 4 estrelas. Talvez 3.

Desde 2010 , o Brasil conta com uma moderna e especifica matriz de classificação hoteleira. E digo que ela e uma das mais modernas do mundo, pois fruto de meses de pesquisas e adequações aos modelos de hospedagem mundiais aos tipos e padrões nacionais.

 

Sobre marco tulio quina queiroz

Profissional da hotelaria com mais de 18 anos de atuação em hotéis , resorts,de categorias 3,4,e 5 estrelas gerenciando e implantando procedimentos, treinamentos e padronizações de qualidade e eficiência operacional.Formado em hotelaria e turismo e administração de empresas com enfase em empreendedorismo e gestão de custos.Hobbys , motos, aviões, barcos, vinhos, whiskys, viagens, gastronomia e viagens pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *