Posicionamento de mercado – A classificação de acordo com a matriz hoteleira

Recentemente li uma matéria muito interessante sobre a hotelaria e seus produtos. O escritor do artigo, dizia que nos anos 90 existiam nos Estados Unidos aproximadamente 80 bandeiras ou marcas de hotéis  entre hotéis, drive inns, resorts,clubes de hospedagem . Hoje passados 25 anos existem aproximadamente 300 marcas(” bandeiras”) de hotéis nos Estados Unidos.

Mas será que existem mesmo 300 “tipos de hotéis” 300 padrões de hotéis ? Recentemente uma rede de hotéis mundiais lançou uma bandeira denominada Red ( vermelho) . Já existia a marca com a bandeira Blue( azul) e agora ela tem uma irmá da cor vermelha e também recentemente  vai agregar a marca verde ( green)  a seu portifólio de bandeiras ( brands)hoteleiras.

Mas o que intriga é : O que as diferencia? porque será que existem tantas opções de hospedagem? Fracionar o mercado desta forma e benéfico para os hospedes e para os hotéis?Bem fomos pesquisar e infelizmente as respostas não são satisfatórias ou conclusivas.

Encontramos diversos tipos de hotéis e padrões, mas na grande maioria não conseguimos diferencia-los entre si a não ser pelas marcas e bandeiras , ressalvo que somente os hotéis de luxo na maioria das vezes hotéis e resorts com 5 estrelas ou que encaixam neste padrão são sim diferenciados em vários pontos tais como aspectos construtivos, quantidade e qualidade dos serviços oferecidos, privilégios exclusivos .Mas e os outros, como se distinguem?

Basicamente o que encontramos no caso citado acima  foi que  determinados hotéis com a marca azul são preparados para oferecer hospedagem a grupos de pessoas ou hóspedes como a gestora da marca afirma,  com espirito de ” viajantes intrépidos” . E os hotéis da marca vermelha tem o foco no grupo de pessoas ou hóspedes que gostam de música e descolados no uso de tecnologias de internet.

Fico imaginado o tipo de hospede intrépido ( Indiana Jones?) ou o tipo de hóspede que procure um hotel por ele ter música? Pesquisei nos sites e nas fotos dos distintos hotéis e juro, não consegui visualizar nada que seja extraordinário. Sim a decoração e logicamente as tonalidades de decoração são diferentes mas o básico estava exatamente onde deveria estar, cama , tv, banheiro, bancada de trabalho, ar condicionado e armário . O tamanho e igual o acabamento tem um padrão igual. Os equipamentos são quase idênticos.Mas para efeitos de mercado e comercialização eles são diferentes para públicos distintos.

No Brasil, desde 2010 temos a matriz de classificação hoteleira que definiu exatamente tipo de meios de hospedagem e classificação quanto ao luxo construtivo e nos serviços.

Nossa matriz foi um trabalho primoroso de mais de 2 anos , inúmeras reuniões e semanas de debates e estudos para ajustar ao melhor modelo nacional. A matriz hoteleira foi desenvolvida após estudo comparativo de outras mais de 30 matriz de classificação hoteleira de pais notadamente turísticos como Espanha, Portugal, Itália, França, Estados Unidos, México e inúmeros outros países. Foi resolvido um problema que durante anos criou dúvidas e empecilhos ao uso da matriz por hoteleiros. A tipificação de meios de hospedagem. A nova matriz classifica os meios de hospedagem em 7 tipos de equipamentos tais como, hotel, pousada, apart hotel, hotel fazenda, cama e café, resort,hotel histórico.  E dentro desta as classificações por estrelas , sendo os equipamentos mais modestos com 1 estrela e os mais luxuosos com 5 estrelas.

De forma clara e  fácil podemos ter uma exata noção de que tipo de hospedagem estamos falando . Podemos ter uma perfeita noção do que escolher em um hotel, dos serviços e equipamentos de que necessitamos e se estamos dispostos a pagar por eles. A matriz, categoriza e separa exatamente os produtos hoteleiros em sua devidas classes e padrão de preço.Posiciona de forma técnica cada tipo de hotel e seus diferencias. De forma objetiva mostra ao mercado quais tipos de produtos existem, como eles são dimensionados e equipados  e também quais os serviços ofertados por eles. Da a chance do hospede poder ter quesitos e padrões objetivos para fazer uma escolha baseada em produto+ preço+ qualidade percebida.

Sem sombra de dúvida quando o mercado de hospedagem e os hoteleiros independentes começarem a perceber a importância que a matriz pode exercer no mercado e o diferencial que ela pode mostrar entre produtos, sim, teremos uma revolução no turismo nacional.

Aqui estão cartilhas com informações relevantes de cada matriz. Em breve farei um artigo descrevendo cada uma delas.

veja e aplique em seu hotel.

cartilha-resort cartilha-pousada

cartilha-apart-hotel

cartilha-cama-e-cafe

cartilha-resort

cartilha-hotel-fazenda

cartilha-hotel-historico

cartilhahotel-1-a-5-estrelas

Sobre marco tulio quina queiroz

Profissional da hotelaria com mais de 18 anos de atuação em hotéis , resorts,de categorias 3,4,e 5 estrelas gerenciando e implantando procedimentos, treinamentos e padronizações de qualidade e eficiência operacional.Formado em hotelaria e turismo e administração de empresas com enfase em empreendedorismo e gestão de custos.Hobbys , motos, aviões, barcos, vinhos, whiskys, viagens, gastronomia e viagens pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *